25 de novembro de 2013

Étnico, Op-Art ou Abstrato? Skull It Explica!

Hey guys!

Novo quadro no blog, acabei de criar esse espaço pra explicar (ou tentar explicar) para quem tem dúvida, leitores, fashionistas, blogueiros, whatever - ou só quem estiver curioso mesmo - os terminhos da moda, o que tá na boca de todo mundo. Qualquer um que vive nesse mundo tem dificuldades para distinguir e nomear cada detalhe (por que na moda, tudo tem nome, tudo mesmo) o que é impossível de saber, de cabeça ou decorado, só se você for a Glória Kalil. Até por que este ano, cor X tem um nome, no próximo tem outro e no próximo, tem o mesmo, ou, já é outro totalmente diferente.

-Tá, mas e aí? O que você vai fazer, caro Victor Villar, se nem você sabe de tudo? Vai falar a toa e baixar a Glória Kalil? 

Bom, jovem gafanhoto fashion, vou fazer o que todo mundo faz - ou deveria fazer - antes de falar sobre assuntos tão detalhados como moda, vou pesquisar, me informar e vou tentar responder as perguntas. Note que eu falei TENTAR. Meu trabalho aqui vai ser fazer as buscas por vocês e depois dizer o que encontrei. Vocês podem me mandar um e-mail com suas dúvidas e sugestões sobre temas, para victor.brito.villar@gmail.com. Quero deixar claro que não sou nenhum formando em Moda ou qualquer curso da área, até porque, nem estes sabem de tudo só pela formação, se informar é necessário. Os posts vão ficar meio longos, prometo cortar o máximo, mas informação nunca é demais. Útil, ou não, cada um filtra o que quer né? Avisados, vamos ao que interessa.

Vamos estrear o quadro com a estampa do momento, Étnica! Todo mundo ama, todo mundo usa, mas todo mundo sabe o que é?


A maioria das estampas étnicas são, ou foram inspiradas, em - obviamente - etnias, suas formas e suas cores. Sejam de onde for, africanos, indianos, chineses, russos, índios brasileiros, índios americanos - os Navajos, é a estampa mais comum - e até tribais, essas formas trazem significados de seus povos, talvez guerras, símbolos de honra, e ,as vezes, só para diferenciar as pessoas dentro da mesma etnia por algum motivo. O significado de cada estampa, não importa, o que importa, é que, a estampa étnica representa um povo, de determinado local, com determinada história, ou seja, tem significado e trazem suas referências.





Estampa de Paisley também é étnica.








- Pra que essa aula de geografia?

Calma! Agora eu cheguei onde eu quero chegar. Não é porque um conjunto de triângulos, coloridos e enfileirados, seguidos de outros traços sem sentido e direção, que estamos de frente para uma estampa étnica. As vezes sim, as vezes não. Mas hoje, parece que qualquer geometria euclidiana, se estiver colorida, é étnica. Gente, calma.

As vezes, é uma estampa abstrata, ou até uma estampa Op-Art. Já explico. A estampa abstrata seria uma contrária da étnica, várias formas geométricas - as vezes nada geométricas - sem sentido. Exemplo: 


Pied de Poule





A Op-Art (Opitcal Art, Ilusão de Ótica) é a mais fácil de distinguir, ela brinca com nossos olhos, confundindo nossos sentidos e percepções, de cor e profundidade. Exemplo: 












Agora que você já sabe a diferença, será que já sabe diferenciar? As imagens abaixo são Étnica, ou Abstrata?

Étnica ou Abstrata?
Abstrata ou Étnica?

Vamos ser sinceros? Qual a utilidade desse post? Deixe que eu respondo, ne-nhu-ma. Isso mesmo, nenhuma. Só achei que se for o caso de falar sobre o assunto, seria legal ter bases e informações. As vezes a gente lê uma coisa, ou vê alguém falando que é, e não é. Mas aí cada um faz e fala o que achar melhor, né?

Precisa de inspiração étnica?




Se vocês se interessaram pelo assunto dos significados estarem relacionados com as formas das estampas, é legal pesquisar sobre, eu encontrei muita coisa interessante, mas isso já é outra história.

Bem, é isso pessoal... XOXO.